Secretária Municipal de Saúde de Araçagi participa de reunião do CONARES

A Secretária Municipal de Saúde de Araçagi, a senhora Katiane Pires Queiroga, participou de reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES), na cidade de Brasilia, nos dias 26 e 27 de março de 2019.

O encontro discutiu as necessidades de saúde, tema que compõe o projeto promovido pelo Conasems “Metodologia de critério de rateio dos recursos federais destinados aos demais entes da federação”. Outros objetivos do encontro dizem respeito a indicadores de saúde, revisão da literatura e pesquisa em sistema de saúde similares ao SUS. Todo esse processo de consolidação do conhecimento visa possibilitar a construção de uma proposta de metodologia que será apresentada e pactuada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

De acordo com o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, a presença de gestores de todas as regiões do país nesse encontro, oficina e no debate sobre o tema é essencial. “Em um país de tamanho continental como o Brasil, pensar em uma metodologia que contemple as diversas realidades deve ser um trabalho amplo”.  Mauro ainda destacou a situação do financiamento da saúde no país. “Desde a implementação do SUS, há mais de 30 anos, os ministros recebem uma espécie de receita de bolo que não é eficiente. A União que aplicava 72% em saúde, hoje aplica 40% e onera o município, o gasto é crescente, mas o investimento não, essa situação vai se agravar cada vez mais com a EC 95/2016, que estabelece o teto dos gastos da União”.

No próximo dia 07 de maio, será realizada, no âmbito do projeto metodologia do critério de rateio, a próxima oficina com representantes da gestão do MS, dos secretários estaduais e municipais.

Com conasems.org