Secretaria de Educação realiza encontro para tratar da Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta terça-feira, 31/07, um encontro para tratar sobre a  BNCC – Base Nacional Comum Curricular. O encontro contou com a participação de grande parte dos professores do município, como também, do prefeito Murílio, da secretária de educação, Livramento Porfírio, vereadores e outros auxiliares da gestão municipal.

O encontro foi promovido pela editora FTD em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo foi justamente esclarecer as dez competências pelas quais se norteia a BNCC.

Entenda a construção da BNCC

Pela primeira vez na história, o Brasil tem uma Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Por enquanto, apenas para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. A Base para o Ensino Médio estará em elaboração e análise durante o ano de 2018.

A BNCC é fruto de uma determinação legal e tem por objetivo contribuir com o trabalho das escolas e seus professores. Ela é o resultado de um longo processo de discussões envolvendo amplos setores da sociedade que lutam para que todos tenham acesso à Educação de qualidade, independentemente do local e da condição social em que vivam.

A partir de agora, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores, equipes técnicas e administrativas das Secretarias de Educação têm a oportunidade e a responsabilidade de conhecer a BNCC, fazer uma análise crítica e criativa de seu conteúdo e tomar as medidas que julgarem adequadas em relação a seus currículos, projetos pedagógicos, planos de aula e organização do trabalho escolar.

Todo profissional da Educação bem formado e atualizado deve dominar a Base. Além de ser um documento normativo nacional, define as aprendizagens essenciais que os alunos têm o direito de adquirir durante a Educação Básica. Por isso, é necessário mais que um esforço individual: conhecer e dominar a BNCC é uma tarefa coletiva que exige organização, planejamento, apoio e capacidade de trabalhar em equipe de forma colaborativa.

Diante disso, a FTD Educação se dispõe a ajudar nesse esforço e colaborar com os educadores brasileiros para que, juntos, possamos realizar os avanços necessários em benefício das crianças e dos jovens de todo o Brasil.