Secretaria de Assistência Social realiza distribuição de cestas básicas para famílias carentes

Em mais uma ação de combate aos efeitos da crise causada pela pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Araçagi, através da Secretaria de Assistência Social, fez a entrega de 680 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação foi em parceria com o Governo do Estado, através do FEAS – Fundo Estadual de Assistência Social. Os recursos utilizados foram os da Atenção Básica.

A distribuição das cestas básicas demonstra o quão é importante a Política de Assistência Social, dado o fechamento do comércio a partir de decretos estaduais e municipais, e também com o cessamento temporário de outras fontes de renda, num cenário de aprofundamento da situação de pobreza dos usuários.

A ação foi realizada com recursos específicos do Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 no valor de R$ 39.695,00, aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Os critérios para distribuição foram determinados a partir dos beneficiários do programa Bolsa Família, sendo adotada uma metodologia de divisão de forma a atingir famílias que estão em situação de extrema pobreza, considerando-se o recorte de renda em R$ 0,00 autodeclarado pelos beneficiários, os que receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal no valor de R$ 600,00 por família, e os que tiveram o Auxílio Emergencial negado.

Além destes segmentos, também foram inseridas famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), famílias acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), gestantes participantes do Grupo Amigo da Gestante e famílias acompanhadas pelo programa Criança Feliz.