Projeto Doutores do Sorriso e Liga de Saúde promoverão ação em Araçagi

O projeto Doutores do Sorriso e A Liga de Saúde estará desenvolvendo ações de promoção e prevenção em saúde bucal em Araçagi no dia 25 de outubro de 2018, em frente a prefeitura, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Saúde Bucal, que tem como coordenadora a Doutora Sandra Norat e Universidade Estadual da Paraíba.

As ações são das mais diversas incluindo: educação em saúde, higiene bucal supervisionada e aplicação tópica de flúor. O programa tem como relevância social levar a população ao empoderamento, através da informação de promoção e prevenção das doenças bucais mais prevalentes: cárie dentária e doença periodontal. O público alvo envolvido são crianças, adolescentes, jovens, idosos, sendo as crianças as mais envolvidas.

O NACC é o núcleo de atenção e controle do câncer bucal, onde os integrantes atuam desde a prevenção primária, até os efeitos do tratamento de pacientes. Nesse projeto há promoção de saúde conscientizando e informando os pacientes sobre os principais fatores agravantes (álcool, tabaco e exposição solar) para o aparecimento do câncer bucal.

Também contamos com ações de rastreamento e controle de lesões, fazendo busca ativas nos pacientes do grupo alvo e chegando posteriormente a diagnósticos. Uma vez diagnosticados os pacientes terão um suporte nos efeitos adversos do tratamento radio e quimioterápico, contando com procedimentos de laser e controle da mucosite. O projeto apresenta grande papel na sociedade, uma vez que a prevenção e o diagnóstico precoce, ainda são as principais ferramentas para combater o câncer bucal.