Grupo Idade de Ouro – inclusão e valorização

A Secretaria de Assistência Social através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – inclui, promove e valoriza a pessoa idosa através da realização de atividades de entretenimento, oficinas de artesanato, viagens recreativas e palestras preventivas.

O Grupo “Idade de Ouro” acompanha cerca de 50 idosos que semanalmente, participam das atividades que são oferecidas ao grupo. Com isso, a pessoa da terceira idade é incluída em atividades que propicia entretenimento, recreação, além de preveni-los através de palestras educativas.

A qualidade de vida no envelhecimento é importante para que se tenha uma velhice bem sucedida, pois ela vai proporcionar ao idoso um envelhecimento mais saudável e feliz, os grupos de convivência são importantes nesse processo, pois buscam interagir e compensar o vazio social tornando-se um espaço de apoio para a superação das dificuldades e para promoção da qualidade de vida.

A importância ou significado de convivência grupal para os idosos que dele fazem parte é um processo de crescimento deste segmento longevo, esse trabalho permite a reaproximação de sua família, e mais ainda que este se sinta aceito e respeitado pelos familiares e por aqueles que antes o criticavam ou discriminava. Através do grupo, estes idosos podem reavaliar a sua vida e ver que precisa estar inserido em um grupo social que lhe proporcione desenvolver suas potencialidades, reconhecer e aprender a conviver com suas limitações.

A formação de grupos de convivência tem por objetivo proporcionar qualidade de vida aos idosos, através de momentos de convivência harmoniosa, com troca de experiências e empoderamento desses sujeitos. A seguir, fotos da oficina de artesanato, na qual, os próprios idosos confeccionam as artes em tecido.

COMPARTILHAR