Coordenação de Saúde Bucal realiza palestra sobre o Julho Verde

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Saúde Bucal, realizou na manhã desta quinta-feira (25), palestra alertando sobre o câncer de cabeça e pescoço.

O Julho Verde como é chamada a campanha, acontece em nível nacional e busca alertar os cidadãos sobre a doença, os fatores de risco, a prevenção e o tratamento.

A palestra aconteceu na UBS do Centro e contou com a assessoria do Doutor Roberto Randeberg, dentista da UBS Pedro Fernandes. O doutor lembrou aos pacientes que é necessário ir ao dentista regularmente, pois uma boca saudável também previne doenças. Já a Doutora Sandra Norat (Coordenadora de Saúde Bucal de Araçagi), lembrou que o câncer tem cura, mas para que a cura aconteça é necessário um diagnóstico rápido.

A equipe de saúde bucal da UBS Centro, após a palestra, realizou exames nos pacientes para detectar possíveis lesões e consequentes tratamentos.

Alerta

São cerca de 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Trabalhos brasileiros demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca.

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.

Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Outro alvo também atinge fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. Porém é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

COMPARTILHAR