Conselho Municipal de Saúde realizou a 7ª Conferência de Saúde de Araçagi

O Conselho Municipal de Saúde, na pessoa do seu presidente o senhor Vanderley Fidelis, com o apoio da Prefeitura de Araçagi e da Secretaria de Saúde, realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento dos SUS.

Os trabalhos se deram em cima de três eixos:  o eixo 1 trabalhou o tema: Saúde como direito e foi ministrado pela senhora Regina Coelli; O eixo 2 teve como tema: Consolidação dos princípios do sistema único de saúde (SUS), teve como palestrante a senhora Luiza Simões, já o eixo 3 falou sobre o financiamento adequado é suficiente para o SUS, com Arlane Herculano.

A palestra de abertura foi assumida pelo Secretário de Saúde de Guarabira, o senhor Wellington Oliveira, o mesmo trabalhou o tema: Democracia e Saúde. O Secretário Wellington fez um paralelo com 16ª Conferência Nacional de Saúde e a 8ª Conferência Nacional de saúde.

O Prefeito Murilio, não esteve presente por motivo de força maior, mas se fez representado pelo Doutor Rivelino Vital. Ainda estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, o Vereador Léia, secretários municipais e senhora Alcione Beltrão Gerente da 2ª Região de Saúde do Estado da Paraíba.

A senhora Maria Ferreira Viana (Maria de Celina), que participou como usuária disse a nossa equipe que a conferência foi bastante proveitosa, os temas foram propícios para discussões, além de ser um momento ímpar para somar forças em prol de um SUS de qualidade.

Já o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, o senhor Vanderley Fidelis destacou a satisfação de mais um vez estar participando de uma conferência, também enfatizou a necessidade da participação popular e declarou aberto os trabalhos.

A Secretária de Saúde Katiane Pires falou da importância da realização da 7ª Conferência de Saúde de Araçagi, haja vista, a necessidade de se rever algumas diretrizes, em especial um financiamento que se possa atender o principio da equidade.

Na oportunidade, também foram eleitos os delegados titulares os senhores Beto Tavares e Vanderley Fidelis, tendo como suplentes os senhores Wellington Justino e o ACS Kutinga. Os mesmos irão participar da conferência estadual.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Araçagi aconteceu neste dia 02 de abril no Ponto Chic, centro da cidade.